Grafite é arte, pichação é crime !  

Posted by: Jamile Rodrigues

Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. Grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação é uma atitude de vandalismo. Segundo o Sargento Oliveira do 14° batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, quem comete esse tipo de vandalismo pode ficar preso de três meses a um ano e pagamento de multa de acordo com o artigo 65 da lei dos crimes ambientais.
As pessoas que tem o costume de pichar disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Edifícios públicos e privados, praças, passagens subterrâneas e até casas ficam sujos com esse tipo de vandalismo. Uma solução para tentar evitar esse tipo de crime, é fazer com que esses jovens conheçam a arte de rua. É aí que aparece o grafite, que funciona como uma reabilitação para que os pichadores sigam pelo caminho da arte.
O projeto Picasso não Pichava, desenvolvido no ano de 1999 e patrocinado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, atende jovens de 8 a 16 anos em sete regiões do Distrito Federal: Sobradinho, Cruzeiro, Paranoá, Ceilândia, Varjão, Itapoã, Brazlândia. Conta com professores que dão aulas de artes e desenhos aos interessados, mas não para por aí. Além das aulas de grafite, os participantes assistem a palestras sobre pichações, drogas, convivência em sociedade, cinema e hip hop.
Vinicius Sobrinho, grafiteiro e morador de Planaltina – região administrativa próxima a Brasília, se define como artista e garante que a arte do grafite pode afastar os jovens da criminalidade das ruas e das pichações. ‘‘O grafite ajuda e muito. Muitas crianças não têm o que fazer e são induzidas a pichar, mas se tiverem a instrução de que isso é errado, vão se voltar para a arte, ocupar o tempo e relaxarem com isso’’, disse.
Na maioria das situações, os grafiteiros fazem suas artes em cima das pichações feitas por gangues. Geralmente não a rivalidades entre os grafiteiros e pichadores. O que os pichadores não aceitam é que outras gangues tapem seus desenhos e frases.Para celebrar a construção do Estádio Nacional de Brasília (antigo Mané Garrincha) e a copa do mundo 2014, que será sediada no Brasil, artistas começaram nessa quinta-feira (15/09) grafitar os tapumes que cercam as obras no Estádio. Além de deixar o cercado do Estádio com uma visão mais colorida, os jovens ganham credibilidade com as pessoas que ainda tem preconceito com a arte do grafite e estão cada vez sendo menos marginalizados e mais respeitados.
O grafite é um movimento respeitado das artes plásticas, que apareceu no final dos anos 70 em Nova Iorque. Com a revolução cultural, surgiram as primeiras manifestações nos muros de Paris. E tem tomado os muros brasileiros e brasilienses cada vez mais. Os grafiteiros querem e precisam divulgar essa idéia de que o grafite é arte e não deve ser considerado como vandalismo.

(Matéria produzida para a disciplina de Redação para Mídia Impressa - 4° semestre)

This entry was posted on terça-feira, outubro 04, 2011 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário