Por um mundo menos pobre e mais verde  

Posted by: Jamile Rodrigues

Rio de Janeiro sempre esteve no centro das atenções do Brasil. E foi lá que, dos dias 13 a 22 de junho, aconteceu a Rio +20. Uma conferência da ONU, que reuniu líderes do mundo todo para discutir metas para transformar o planeta em um lugar melhor, através do desenvolvimento sustentável 


             Rio+20 não foi uma reunião para discutir meio ambiente, mas sim para analisar como campos sociais e ambientais, além do econômico, devem ser considerados para o desenvolvimento dos países.
             - Sou apenas uma criança, mas ainda assim sei que se todo o dinheiro gasto nas guerras fosse utilizado para acabar com a pobreza, para achar soluções para os problemas ambientais, que lugar maravilhoso a terra seria – Com essas palavras, a canadense Severn Cullis-Suzuki calou o mundo há vinte anos, na Eco-92. Atualmente com 32 anos, ela esteve presente na cúpula dos povos, na Rio+20 e disse que se sente muito animada em ver os jovens engajados nos debates sustentáveis. – Usem suas vozes. O mundo precisa ouvir essa simples mensagem, o desenvolvimento sustentável significa justiça intergeracional, e é baseado nas crianças e nos jovens do futuro – Disse Severn, Orgulhosa. 
             A comparação entre a Rio+20 e a Eco-92 é inevitável, já que este ano, uma certa revisão do texto de 20 anos atrás, aconteceu. A Eco-92 ampliou a consciência ambiental e fez com que os líderes governamentais traçassem metas para um futuro sustentável. A esperança, agora, é que isto se repita com a Rio+20.
            Os últimos três dias da Rio+20, com o tema The Future We Want (O Futuro que Queremos) foram marcados pelo encerramento do texto oficial e a aprovação de um plano para o avanço da ‘‘economia verde’’, uma forma de combater a pobreza e os problemas que o meio ambiente tem enfrentado. Infelizmente, várias críticas foram feitas, e vieram tanto da cúpula dos povos, quanto de ONG’s e de boa parte dos representantes dos 191 países presentes. Mas para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a conferência foi um sucesso, os discursos terminaram e agora é a hora de começar a trabalhar. Ele advertiu os líderes mundiais de que o futuro está em nossas mãos. 
           Confiante, a Presidente Dilma Rousseff, afirmou que o documento final da Rio+20 ‘’não retrocede’’ em relação à Eco-92, mas avança. 
           O acordo final conta com 53 páginas, e cita os principais problemas do planeta, o desmatamento, a fome nos países pobres, o esgotamento dos recursos naturais e a extinção de milhares de espécies. E a partir de agora, segundo a Presidente Dilma, a prioridade máxima do mundo é erradicar a pobreza e fazer com o que o planeta produza de forma sustentável.

This entry was posted on domingo, junho 24, 2012 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário