Patriotismo embaixo de sol escaldante  

Posted by: Jamile Rodrigues

Em uma manhã de sol e calor, mais de 35 mil pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile cívico-militar do 7 de setembro. Por volta das 9 horas, a Presidenta Dilma Rousseff percorreu no famoso carro Rolls-Royce o trajeto entre o Corpo de Bombeiros até o Ministério da Justiça, onde juntamente com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), foi executado o Hino Nacional Brasileiro. Após a execução do hino, houve a passagem da Esquadrilha da Fumaça e então a presidenta da República autorizou o início do desfile.
Esse ano, o desfile teve como tema ‘‘Construir um Brasil que avança está em nossas mãos’’. Diversas placas referentes a este tema ocupavam as paredes dos ministérios, cada uma referente a função que o ministério desempenha.
Enquanto ocorria o desfile, algumas pessoas interessantes foram entrevistadas. Uma dessas pessoas foi Wanderley Bufará, morador do Jardim Ingá – Luziânia GO. Natural de São Paulo, caminhoneiro. Há três anos o Senhor Wanderley prestigia o desfile. Mas esse ano ele foi para manifestar contra a corrupção no governo. Sozinho, ele carregava uma bandeira chamativa com os dizeres ‘‘Operação Caça-ladrão’’. Wanderley fez acusações contra o governo do ex-presidente da República (Luís Inácio Lula da Silva) Indignado com os acontecimentos no atual governo, ele andava por toda a Esplanada mostrando sua bandeira com orgulho e pedia mais apuração das irregularidades que, segundo ele, já vinham do governo passado.
Também a senhora Luzia Santos, que há anos vem de Luziânia GO, com filhos e netos para assistir ao desfile. Em entrevista, ela relatou que sente um orgulho imenso em ser brasileira e que se emociona todos os anos ao ver as apresentações, principalmente a Esquadrilha da Fumaça.
O desfile contou ainda com a presença de 1200 estudantes de diversas escolas da rede pública e privada de Brasília.
Como de costume, barracas com comidas diversas ocuparam uma área da Esplanada; A festa também contou com caminhões da CAESB oferecendo água potável de graça para população. Da rodoviária do Plano Piloto até o final da Esplanada dos ministérios, policiais militares e bombeiros estavam espalhados para manter a ordem no decorrer da programação. Barracas com enfermeiros e auxiliares também foram colocadas atrás das arquibancadas. Segundo o enfermeiro Marcos Paulo, havia tranqüilidade no atendimento e que as pessoas estavam preparadas para a baixa umidade que fazia no local.
Por volta das onze horas, a presidenta Dilma Rousseff encerrou o evento, logo após aconteceu a esperada apresentação da esquadrilha da fumaça simultâneo a isso, ao lado do Museu Nacional ocorreu a marcha contra corrupção. De forma pacífica, brasileiros se uniram para manifestar limpando as áreas externas dos ministérios que estão envolvidos nos últimos escândalos, simbolizando que já está na hora de uma limpeza na política.


(Matéria produzida no 7 de setembro de Brasília para a disciplina de redação para mídia impressa)

This entry was posted on quinta-feira, outubro 06, 2011 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário