Maravilha de sempre.  

Posted by: Jamile Rodrigues


A maquiagem é um dos maiores aliados das mulheres. Como em um passe de mágica, oculta manchas, valoriza olhares e torna lábios irresistíveis. Anna Reis, ''maquiadora de internet'' e viciada em tudo o que há de novo no mercado, nos conta o porque de postar vídeos de auto-maquiagem na rede.



21 anos, católica, estudante de psicologia, maquiadora, vegetariana, Gleek, Chocólatra, míope. Filha coruja, meio perua. Se deixar eu compro 15 sapatos, 27 livros e 52 esmaltes por dia. Nunca me deixe sozinha com um prato de docinhos, e muito menos com quindins. Pareço metida sempre, mas eu só sou quando eu quero.

É dessa forma que Nana se define.

Porque você começou a fazer esses vídeos?

- Foi por curiosidade, eu fazia maquiagem e tirava as fotos. Ai algumas amigas me disseram que eu tinha que ensinar aquilo. No começo eu tinha pouca coisa, os primeiros são bem amadores e estão em canal esquecido no youtube. Só que depois eu comecei a fazer vídeos pra uma revendedora de maquiagem e os vídeos estão no canal dela.

E como funciona essa relação de fazer os vídeos para ela? Ela te fornece a maquiagem somente para os vídeos ou você compra?

- Assim, é um tipo de jabá. Eu ganho a maquiagem e em troca eu faço os vídeos, só que tem um tempo que eu não faço os vídeos, pois ando muito sem tempo. Aí faz algum tempo que eu não pego nenhum produto com ela.

Eu perguntei para as mulheres da escola de maquiagem, o que elas acham dessa quantidade de blogs que divulga a forma de fazer os makes na internet de graça e agora quero saber qual a sua opinião sobre as escolas de maquiagem.

- Olha, eu fiz um curso uma vez, só que quando eu cheguei lá a professora não sabia muita coisa. Fizemos 4 horas de aula e ficamos chateadas com aquilo. Eram ruins, as explicações eram muito vagas. Eu tenho até algumas apostilas que comprei para fazer o curso, foi realmente ruim, a sensação que eu tinha era de saber mais que algumas professoras. Mas eu estava determinada a ter o meu diploma de maquiadora, por isso prometi que ficaria até o final. Infelizmente eu tive que trancar a minha matrícula há alguns meses, pois comecei a trabalhar em outra área.

Você é contra as escolas de maquiagem?

- Contra eu não sou, mas eu acho que deve ter escolas melhores. Mas eu acredito que devem ser aulas bem feitas. Eu aprendi sozinha, acredito que o segredo de tudo é testar. Por gostar muito de maquiagem, eu comecei a testar e a fazer maquiagens diferentes. Eu nem sabia da existência dos tutoriais de maquiagem na internet. Mas eu não faria mais aulas aqui. Quando eu voltar a fazer, eu quero fazer um curso no Rio de Janeiro, porque lá são fornecidos cursos de alta-definição, maquiagens para televisão. Para pegar o diploma e aprender de verdade!

Você faz faculdade de Psicologia. Mas você tem vontade de seguir como maquiadora, ou isso é só um passa-tempo?

- Eu gosto das duas coisas! Mas eu queria viver de maquiagem enquanto me formo. Depois eu gostaria de ser psicóloga e abrir um Studio de Maquiagem. Ficar com o consultório e o Studio. Infelizmente está muito difícil viver de maquiagem. É difícil as pessoas acreditarem em uma pessoa de 21 anos que ainda não tem um diploma de maquiadora e que posta vídeos na internet para garotas de 13 anos. Algumas até acham que minhas maquiagens são muito coloridas e que eu não sei fazer alguma coisa mais séria, mais madura, eu sei fazer, é porque em mim eu gosto do colorido.

Que tipo de maquiagem você usa? Tem preferência por alguma marca?

- Nossa, eu uso de tudo. Essas da dona do canal do youtube são da Nicks, batons, pigmentos de sombra, que eu uso com fixador e ela fixa com bastante brilho. Também utilizo maquiagem da vult, Mac, Victoria Secret’s.

Você gasta quanto por mês com maquiagem?

- Parei de contar. Porque eu gastava horrores e depois me sentia culpada. O que eu mais gasto é com pincéis. Agora eu to de olho em um conjunto de pincéis de 119 dólares e to louca pra comprar já!

Quando nós fomos na escola de maquiagem, a professora disse que não recomenda que suas alunas comprem paletas de sombra com muitas sombras. Disse que paletas com três sombras estão ótimas. O que você acha disso?

- Eu acho errado! Porque você tem que ter uma gama de opções. Às vezes você vai fazer uma maquiagem e precisa de uma sombra azul claro, mas não tem porque a paleta só tem azul escuro, médio e branco e ai? É algo muito difícil, eu prefiro as grandes, pois além de ter mais opções, saem muito mais baratas. Um kit com três sombras sai por 30 reais no boticário e uma paleta de 88 cores da branquella make-up sai por 60 reais. Compensa muito mais.

Quando você está fazendo as sombras para os vídeos, quantas cores você costuma usar?

- Já cheguei a usar seis cores em uma única vez. Sou exagerada e adoro uma cor!

Você já deu aulas de maquiagem pessoalmente e quanto cobrou?

- Já! Eu cobrei 30 reais por pessoa numa tarde. Começamos onze horas da manhã, com demonstração de produtos e depois iniciamos a aula. Foi bem legal.

Eu amo maquiagem, amo fazer os vídeos, mas infelizmente estou sem tempo para atualizar o canal, mas estou arrumando a minha agenda para voltar a postar os vídeos.

(Diz Nanna, no término da entrevista).

Depois tivemos uma conversa informal sobre homens, maquiagem e festas.

This entry was posted on quinta-feira, novembro 17, 2011 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário